Segunda-feira, 16 de Junho de 2008

SANTO ANTÓNIO

Tive de me ausentar de perto das tecnologias da blogesfera mais ou menos com carácter de urgência na 5ª feira, o que me impediu de fazer um post exclusivamente dedicado a Santo António no dia que lhe diz respeito, 13 de Junho...assim, com 3 dias de atraso, aqui vai:

 Santo António de Lisboa

(Lisboa, 1195 - Pádua, 1231)
 

 

Frade franciscano e doutor da Igreja português. Santo António, de seu nome Fernando Bulhão, frequenta a escola da Sé de Lisboa, em cujas proximidades nasce, ingressa na vida religiosa em São Vicente de Fora, e vai depois para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde é ordenado sacerdote. Em 1220 torna-se frade franciscano no Eremitério de Santo Antão dos Olivais, de Coimbra. Conquistado pela missionação, vai a Marrocos em missão apostólica e, depois, parte para Itália. São Francisco convoca-o, em 1221, para o Capítulo Geral da ordem, ali revela os seus talentos de orador a pregar perante os seus confrades e cativa São Francisco que o convida a ensinar Teologia nas escolas franciscanas de Bolonha, Montpellier e Toulouse. Em 1227 é nomeado ministro provincial no Norte de Itália, em Pádua prossegue a sua carreira de professor de Teologia, morre nesta cidade em 1231. É proclamado doutor da Igreja pelo papa Pio XII, em 1946, que o considera «exímio teólogo e insigne mestre em matérias de ascética e mística».

 in: Varanda(..)

 

No que me diz respeito, sou fã, talvez não seja este o adjectivo indicado, mas gosto particularmente de Santo António e, como tal, já dediquei algum do meu tempo a este grande Senhor, Padroeiro da Cidade de Lisboa, da qual sou igualmente fã...já fiz alguns trabalhos alusivos a este "tema", os quais gostava de vos mostrar:

 

 

Técnica:

Escultura em Barro, molde em Gesso, reprodução em Barro branco liquido. Colorido com engobes e vidrado.

 

Agora sob diversas perspectivas, uma outra peça:

 

FRENTE

 

VERSO

 

LADO

 

 

Técnica:

Escultura em Barro, molde em Gesso, reprodução em Barro branco liquido. Colorido com tintas de alto-fogo.

 

E agora uma Tela:

 

 

Técnica:

Óleo sobre Tela

 

Espero que tenham gostado. Para o ano cá estarei de novo com mais novidades do Padroeiro Lisboeta.

 

Até Breve.

 

Sinto-me: Religioso
Onde estou: Escritório

Quem sou

Sou o João Ramos, mais conhecido entre amigos, conhecidos e afins por Ramos. Sou como sou e gosto de ser. Gosto de Pintura, Escultura, Cultura, Leitura...gosto de Arte sobre diversas formas! Adoro a Cidade de Lisboa, acho que a sua arquitectura é uma riqueza que temos. Gosto muito de viajar e já conheci Cidades por esse Mundo fora que muito aprecio e às quais pretendo voltar. Sou prático e racional.

O B'ARTE

Entre 1984 e 1985, o B'ARTE foi um Bar no Bairro Alto do qual fui sócio, onde se aliava o conceito comum de Bar, com Galeria de Arte e Espectáculos...foi pioneiro na Cidade de Lisboa... Em sua Homenagem dei o mesmo nome a este Blog!
Aqui procuro também fazer uma Galeria de Arte, partilha de opiniões, encontro de novos e velhos Amigos! Conto Convosco, sintam-se à vontade!

No Facebook

João Camilo Ramos

Cria o teu cartão de visita

Janeiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


Obras e Compª Recentes

Feira da Ladra

Gordura é Formosura

Desenho a Carvão

Prémio

Terracota

Reviver a Cidade de Lisbo...

Guerreiros de Terracota -...

A minha ausência

Aguarelas

Paula Rego

Obras e Compª no Baú

Janeiro 2011

Junho 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

tags

todas as tags

Links

A Horas no B'Arte

Procurar no B'Arte

 

Visitantes do B'Arte

web page counter
web page counter

No B'Arte neste momento

online

Participem no B'Arte

para isso Clikem AQUI!